.: Noticias  .: Agenda  .: Loja  .: Facebook
 .: Por Dentro  .: Fórum  .: Biografia  .: FAQ
 .: Downloads  .: Letras Traduzidas  .: Discografia  .: Links
 .: Cover Arts  .: Banda  .: Setlist  .: Contato
DMB Caravan
www.SitesdaDMBnaNET 29/6/2002

Sites sobre a Dave Matthews Band não faltam - a Internet está cheia deles. Há, no entanto, alguns sites que se sobressaem e conquistam os milhares de fãs da DMB que estão plugados na grande rede mundial. Alguns desses sites crescem e permanecem absolutos como favoritos dos fãs. Outros já foram grandes e hoje estão se apagando rapidamente.

Há ainda aqueles que estão em pleno auge e ainda têm muito a crescer. O maior e mais conhecido site sobre a banda é o Nancies.org, idéia original de John Athayde e Ryan Shepard. O site começou a dar seus primeiros passos no fim de 1997, com a idéia de oferecer conteúdo original e promover a banda. John e Ryan convidaram os outros membros para a equipe do site: Dan Konigsberg e Christine Baginski (conteúdo e programação da seção sobre as turnês); Brian Pace (autor de colunas periódicas); R. Villanueva; Julia Wyatt; Alex Wendt e Luke Fowler (programação); Devon Cavanagh; e Waldo Jaquith. Com notícias e setlists atualizadas quase que imediatamente, críticas de todos os shows da banda, artigos e entrevistas espertas, a popularidade do Nancies.org cresceu e alcançou níveis estratosféricos. Quando questionado sobre dados estatísticos do site, Waldo Jaquith respondeu "nós recebemos dezenas de milhões de acessos todos os meses, mas esse valor varia tremendamente dependendo do que a banda lançou recentemente, quando eles estão em turnê ou não".

Em 1999 o Nancies.org foi remodelado e à sua equipe foram incorporados Aaron Nathan (responsável pelo arquivo de mída), Ruth Dejam (responsável pela seção de discografia) e Jordan Snodgrass (ajudando no desenvolvimento de bancos de dados). A idéia era modernizar o site, quadruplicar seu conteúdo e reprogramar tudo em SQL e XML. Para ajudar nesse objetivo um tanto quanto ambicioso, no começo de 2000 entrou Adam Krakowsky para a equipe da seção de turnês e Justin Hankins está contribuido na parte de tecnologia desde o começo de 2002. Atualmente o site ambiciona não mais ser o melhor site sobre a Dave Matthews Band, e sim ser isoladamente o melhor site sobre música na Internet. Seus objetivos não são nada modestos.

Um outro site, que em sua época áurea disputava com o Nancies.org a posição de melhor site sobre a DMB é o Dave Matthews Band Mailing List. O site nasceu da idéia de Pete Mocker, em outubro de 1996, para dar suporte à lista de e-mail (por isso o mailing list no nome) que havia sido criada em setembro do mesmo ano. A idéia do DMBML era fornecer aos usuários da America Online informes semanais sobre a banda. A lista começou modesta, com 25 pessoas, mas logo cresceu e passou a incluir usuários da Internet em geral. Até a criação do site, a lista de nomes estava crescendo por propaganda boca-a-boca (já tendo alcançado 150 pessoas), assim como a própria DMB, quando ainda davam seus primeiros passos. Em junho de 2001, a lista incluia 31.000 nomes. O site da DMBML, que inicialmente tinha o propósito de facilitar o cadastro na lista, passou a atender a praticamente toda a demanda na Internet por informações sobre a banda. Em 8 de junho de 2001 o site tinha mais de 5 milhões de visitas e até então oferecia notícias atualizadas, arquivos de informações sobre a banda, e vários fóruns onde os fãs podiam se comunicar e discutir assuntos sobre a banda. Em 2001 o site começou a apagar lenta, mas gradativamente. A última notícia que consta nas páginas do DMBML informa que o site da MTV Online falava de novas datas para turnê em 2001, datada de 27 de outubro. Motivos para o fim do site ainda são desconhecidos. Pode-se dizer que a lista de e-mail do site já não enviava e-mails desde o começo de 2000, com o último datado de 22 de março de 2000.

De lá pra cá, o site Anyone Seen The Bridge? ou simplesmente "The Bridge" veio para substituir os fóruns de altíssimo tráfego do DMBML. The Bridge hoje compete com o Nancies.org pela posição do mais popular site de discussão sobre a banda na Internet. Há muitos outros sites sobre a banda que merecem destaque, como é o caso de DMBLinks.com, que possui o maior banco de dados de sites sobre a banda já visto. Esse site começou em agosto de 2001 e pode-se dizer que o DMBLinks.com é hoje um portal para qualquer internauta que procura informações sobre a Dave Matthews Band. Em abril de 2002 o site se extendeu e surgiu o DMBCommunity.com, contendo fóruns de discussão.

O DMB Source vem, há um bom tempo, disponibilizando shows da banda em formato MP3. O diferencial desse site é que eles têm bastante espaço e permitem o download de shows completos e com atualizações mais ou menos semanais.

O próprio DMBrasil.net merece grande destaque. Está prestes a se tornar o primeiro site oficial da banda fora dos Estados Unidos. Além disso vem fazendo um ótimo trabalho de divulgação sobre a banda no Brasil e disponibilizando shows, capas e notícias atualizadas semanalmente, tudo em português. O site tem crescido bastante e a cada dia a DMB fica mais conhecida no Brasil.

Enfim, sites sobre a Dave Matthews Band não faltam. Há boas possibilidades de que você vá achar o site com o conteúdo que você quer sobre a DMB. É necesserário, no entanto, passar por inúmeros sites pessoais medíocres que inundam a Internet. Mas eles fazem parte de qualquer ciber-comunidade e até por isso alguns sites se destacam.

Fontes: About Nancies.org – http://www.nancies.org/about/nancies.org/
Waldo Jaquith – Webmaster do Nancies.org
About DMBML.com – http://www.dmbml.com/about/
Tim Pabich – Webmaster do DMBLinks.com



Créditos: Alexandre R. Janini - redação; Diedre Lauffer - revisão

2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001